Excelência Educacional: Professor do Direito do IBGEN busca aperfeiçoamento internacional

  • 06/02/2024 às 16:08

Nossos professores estão sempre em busca de conhecimento para dar aos alunos o melhor aprendizado possível.

Muitos buscam esse conhecimento estudando nas melhores universidades ao redor do mundo. 

Esse é o caso do professor Augusto Tarradt Vilela, que está fazendo seu doutoramento na Università degli Studi di Firenze Itália, com a tese com título: O mito do Poder: uma reconceituação do exercício da autoridade pelo Poder Judiciário e o controle de sua autoridade.

Nas palavras do professor:

"A experiência de pesquisar e estudar no exterior é indescritível. A possibilidade de manter contato com pesquisadores de diversas localidades do mundo e compreender as diferentes formas de pensar é algo que viabiliza um maior aprofundamento do estudo do Direito, além, é claro, de poder constatar o quão evoluídos estamos em determinados pontos e no que precisamos nos dedicar mais. Essa perspectiva tem impactado não só o aperfeiçoamento de minha atividade como professor, advogado e coordenador de curso, mas também tem permitido levar parte dessa experiência aos nossos alunos, com eventos envolvendo professores de diversos países, como viemos fazendo no IBGEN com alcance ao grupo inteiro. Certamente este engajamento internacional que vem ocorrendo, tanto comigo como com outros professores de nossa instituição demonstra a relevância acadêmica que o IBGEN vem alcançando e a seriedade de nossos cursos."

Sobre a pesquisa, a pretensão de revisar a ideia de Poder público exercido pelo Estado, especialmente no que concerne o Poder mais puro que é o exercício do direito penal, tem sido animador. Construir uma nova visão de uma autoridade com responsabilidade compartilhada ao invés daquela perspectiva de Poder puro e simples construído ainda sob o manto de um Estado-Rei tem permitido compreender o quão precisamos evoluir na ideia de democracia, controle, responsabilidade e liberdade.

A pesquisa ainda está em fase de estruturação e colhimento de dados, mas já é possível visualizar diversas formas de contribuição não só teóricas, mas concretas, a fim de avançarmos ainda mais nosso conceito de Estado Democrático de Direito. 

Parabenizamos o professor Augusto por sua busca incansável busca pelo conhecimento, proporcionando uma educação de qualidade aos nossos estudantes.

Categorias:

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado